Criatividade

Criatividade é, literalmente, o ato de criar. Todos nós somos capazes de criar, e temos mais facilidade quando exercitamos a nossa criatividade. Normalmente, as crianças são mais criativas que os adultos. Por terem menos experiências, elas têm menos hábitos, e consequentemente, menos respostas prontas. Por isso, são criativas nas suas interações com o mundo.
A criatividade nos é necessária sempre que nos deparamos com uma situação nova. Sem criatividade, esta situação se torna um problema, pois não saberemos como agir. Acontece que, de fato, todas as situações que vivemos são únicas, e estão acontecendo pela primeira vez. Nenhum dia é igual ao outro, embora tenhamos criado hábitos e condicionamentos que nos façam viver os dias como se fossem iguais. Enxergamos a segunda-feira sempre como uma segunda-feira, muitas vezes esquecendo que é um novo dia. Daí a importância de exercitar a criatividade.
Podemos exercitar a criatividade através de atividades como artesanato, música, dança, desenho, e tantas outras artes, e seremos consequentemente mais criativos no nosso dia a dia. A criatividade não se restringe às atividades artísticas. Também podemos exercitar a criatividade diretamente nos nossos pequenos atos rotineiros: mudando o tempero da comida, fazendo um caminho diferente para casa, trocando os móveis de lugar. Com a prática, a criatividade se torna espontânea.
Estando com a criatividade ativa, nos sentiremos prontos para viver cada momento como um momento novo e único. E sempre que uma coisa acontece pela primeira vez, prestamos mais atenção. Como no primeiro dia de escola, ou a primeira vez que encontramos uma pessoa. Quando conseguirmos perceber que sempre que encontramos alguém, mesmo quem achamos que conhecemos, é a primeira vez, também vamos prestar mais atenção. Deixaremos de lado nossas suposições de que sabemos coisas que na verdade não temos certeza, pois todo mundo muda, o tempo todo. Enxergando sempre o outro como alguém a ser descoberto, e todas as situações como únicas, passaremos a viver com mais intensidade.
(imagem: “Painting”, de Alex Grey)

Deixe um comentário

Arquivado em Arte, Desenho & Pintura, Meditação & Autoconhecimento

Deixe um comentário